Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PÉ DE PARIRI

'O pé de pariri cresce como arbusto de pequeno porte (+ou- 1,70m de altura por uma braçada de largura). É planta típica da região quente-úmida, com índice pluviométrico elevado. Pode ser cultivada em céu aberto porque gosta de sol. O solo deve ser o areno-argiloso, mas em solos de terra roxa ou de várzea, não sujeitos a inundações periódicas, o desenvolvimento é melhor.
As mudas são feitas através de estacas de 20cm de comprimento, de ramos retirados da área de transição entre a lenhosa e a herbácea, isto é, nem muito de baixo, nem muito de cima do ramo. Enterrar um pouco inclinadas até a metade. A terra deve conter adubos orgânicos para manter a umidade e fornecer os elementos de que necessita, mais 20 gramas de calcário misturado à terra.'
O pé de pariri abre em vários ramos. A gente também pode cortar um galhinho em diagonal e colocar num copo com água, trocando a água todos os dias para oxigená-la e colocando o copo ao sol da manhã, retirando-o do sol lá pelas 11h.. Demora um pouquinho, mas depois começam a surgir as primeiras raízes bem branquinhas. Deixe-as crescer um pouquinho antes de passar para a terra. Se desejar, pode também enterrá-las diretamente na terra como diz o pesquisador.
Uso medicinal - 'suas folhas contêm como princípio ativo o ácido anisíaco, a carajurina, taninos, ferro assimilável, cianocobalamina. O chá é considerado adstringente para combater diarréias, anemia, leucemia, inflamações uterinas e hemorragias; seu uso é do conhecimento popular na Amazônia e seu efeito é rápida e comprovadamente sentido no organismo'.
Essas informações foram pinçadas do livro 'Cultivo de Plantas Medicinais na Amazônia, escrito pelo pesquisador Álvaro Augusto Moussallem Pantoja Pimentel e editado pela FCAP - Faculdade de Ciências Agrárias do Pará em 1994.
Peço àquelas pessoas a quem mandei mudinhas de pariri que possam me dizer se pegaram, se cresceram bem e se já podem tirar mudas para dar para outras pessoas. Grata.