Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O poder da fava de Jucá
Conheço o jucá há muito tempo e sabia que era bom pra garganta, mas não podia imaginar o alcance da cura com ele e nem que fosse tão rápida. Uma amiga-irmã do coração que sofre de psoríase esteve comigo muito incomodada por essa doença que lhe abrira vários golpes na planta dos pés e nas palmas das mãos. Eu havia ganhado um gel de jucá de outra amiga e nem sabia o que fazer com ele, mas na hora em que vi o sofrimento dela, lembrei-me do gel. Ela usou e rapidamente os golpes que estavam abertos se fecharam. Em três dias tudo estava fechadinho... e hidratado! Mas aqui em Belém não se vende gel de jucá. Ele é fabricado por um instituto do Governo do Amapá. É barato, mas muito difícil de se conseguir.
Então hoje fui ao Ver-o-Peso e comprei as favas. Colocamos em infusão: uma única fava, quebrada em 3 pedaços num copo d'água. Eu já havia feito remédio com 2 favas quebradas em 3 pedaços cada, em infusão no Biotônico, mas fui procurar literatura a respeito e descobri um monte de coisas:
O jucá também é chamado 'itu', 'jucainha, 'muiraobi', quimpuringa', 'ubiraeta' e de 'pau-ferro do Ceará' (dá nesse estado do Nordeste e em Alagoas), também dá em Minas e mais ainda nos estados da região Amazônica, pois a terra que lhe é mais favorável é a de solo areno-argiloso. Ela gosta de bastante chuva e temperaturas elevadas, mas não se ressente de secas não pronunciadas. A gente olha pro jucá e nem dá nada por ele, mas é uma fava bonita de se ver (pena que não posso fotografar pra vocês no momento).
Apresenta como princípio ativo o tanino e o felandreno. Há vários usos medicinais.O pesquisador, professor e engenheiro da antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, Álvaro Augusto Moussallem Pantoja Pimentel explica que a infusão da casca da fava serve para combater a tosse crônica e a asma, e também é usada nas afecções da garganta e pulmões, como expectorante. Possui propriedades antipútridas e também é usada no tratamento de diarréias e enteroses. Ele afirma que a infusão é excelente cicatrizante.
A fava do jucá ralada também é usada por aqui para dores nas articulações, como cicatrizante e antinflamatório. E descobri que jucá é tudo de bom. Agora só preciso descobrir quem mais fabrica gel de jucá porque a fava mesmo tem de monte no Ver-o-Peso! Pensei nas pessoas que têm cicatrizes que não fecham... talvez o jucá pudesse ajudá-las a fechar os ferimentos, as rachaduras... Se alguém souber como conseguir o gel, por favor, mande e-mail pra mim identificando no assunto "jucá". Grata. juraci50@hotmail.com