Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

domingo, 23 de setembro de 2012

Dia da Árvore
Aqui em Belém o cheiro de queimada entra pelos pulmões todas as manhãs quando abro a janela do meu quarto. A floresta está queimando...
O programa Globo Rural de hoje, domingo 23, falou sobre as queimadas realizadas na floresta Amazônica, em especial no Estado do Pará, onde 80% de tudo o que é devastado, acontece. Nos municípios de Altamira, Anapu e São Félix do Xingu está concentrada a maior parte das queimadas. Dá vontade de chorar assistindo ao programa. Qualquer um pode ver pelo site da Globo, do início ao fim. É uma grande tristeza ver que a floresta é devastada, que não sobra nada, que tudo é queimado, dizimado... eu, inocentemente, me pergunto se o Exército não pode ir pra esses municípios, já que o Ibama só tem 6 agentes no local e que a área é de muitos quilômetros quadrados pra tão poucos agentes. E eles sabem de tudo isso e... não acontece nada com essas pessoas que promovem essa devastação! Nem as multas eles pagam. Só 2% das multas aplicadas pelo Ibama são pagas. É pra rir? Ou é pra chorar? Parece brincadeira! Quem vai trazer a floresta de volta? E os animais? Os pássaros e toda riqueza da flora Amazônica não podem voltar!
E o cinismo é grande. E a ignorância é do tamanho do cinismo. E a vontade política do governo federal de resolver isso é zero. Há mais de 35 anos ouço a mesma conversa. Eles fingem que o Pará não é Brasil. Fecham os olhos porque querem fechar, beneficiando os grandes fazendeiros do sul e sudeste, e as madeireiras do Paraná, que exporta tudo o que há de melhor qualidade, burlando e lei e a fiscalização.
Penso nos muitos remédios, nas muitas curas que eles negam àqueles que precisam dos remédios que a floresta proporciona; em tudo que ainda os pesquisadores não descobriram, e nas fórmulas indígenas eficientes pra tantos males sem agredir o organismo do Homem. A omissão é o pior. Imagens de terra devastada, literalmente queimando, a fumaça que se levanta dessas queimadas, a falta de tudo, a poeira, as estradas em petição de miséria, o isolamento dessas pessoas, a brutalidade daqueles que mandam, a ignorância daqueles que trabalham com as motosserras, a falta de escolas, postos de saúde, policiamento, justiça - toda infraestrutura está por fazer. O Pará é um estado de dimensões continentais, onde a maior parte do seu território pertence ao governo federal, mas o governo federal finge que não sabe de nós.
E comemoram o Dia da Árvore como se tudo estivesse bem. O Brasil é uma piada pra brasileiros e um desastre pro mundo quando não preserva sua maior riqueza. Valha-nos quem?