Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

domingo, 12 de outubro de 2014

Véspera do Círio de Nazaré



Depois do grande burburinho de toda esta semana, assistido por uma lua que inunda generosamente nossas casas com sua luz emprestada e sua incansável beleza, nesta cidade que não dorme, chegou o sábado. Para quem não sabe, o sábado é o dia que antecede à grande procissão do Círio de Nazaré. O sábado é o dia da Trasladação – a procissão que acende Belém com centenas de velas e leva vagarosamente em caminhada a imagem cultuada de Nossa Senhora, que sai do Colégio Gentil em direção à Igreja da Sé, fazendo um percurso um tanto inverso ao do Círio.
A tarde do sábado é de um silêncio absoluto. Tudo para.  É o silêncio da alma da gente, que reflete sobre nós mesmos, que medita sobre nossos pecados, que não abre caminho para palavra alguma; que almeja alcançar o Amor de Maria em nossas vidas e em nossos corações.
Em mim às vezes dói... Talvez porque ainda eu não consiga me enxergar como deveria, não consiga ser melhor do que no Círio anterior. O que falta, Senhora de Nazaré? Por que me encontro eu tão fechada em mim mesma? Por que meus olhos não alcançam a Graça de ver sem restrições? Por que a cegueira sobre mim quando enxergo tão bem o outro? Ajudai-me, mãezinha, a ser melhor, a amar mais, a perdoar mais, a esquecer mais, a ouvir mais, a ser mais paciente e tolerante para com todos, a ser mais atenta aos meus irmãos que sofrem, a agir amorosamente, a entender que tudo passa, a deixar o passado no passado, a seguir em frente na certeza de um amanhã melhor. Ensina-me, Maria de Nazaré, a amar como Paulo nos ensinou, porque a lição eu sei de cor, mas ainda não aprendi.
Maria, tu que tens o coração tão pleno do Amor do Pai, auxilia-me a ser pessoa melhor, para quando for Círio outra vez esse silêncio possa doer menos em minh’alma!
Então vem a chuva abençoada pra refrescar o final da tarde e a noite que vai assistir à procissão. Tudo fica mais ameno. E a maniçoba cheira, cheira... Ah, como tudo é maravilhoso nesta terra abençoada por Maria e seu filho Jesus, a quem Ela ainda traz nos braços! Obrigada, Senhor! Pela esperança aos que sofrem, e pela fé que nos anima a continuar nossa caminhada sustentados pelo teu Amor! FELIZ CÍRIO!

Nenhum comentário: