Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

domingo, 27 de julho de 2008

Mercado de São Brás


Quando se vai pra São Brás a gente passa pelo túnel de mangueiras altaneiras da avenida Magalhães Barata, até visualisar uma construção imponente que preenche todo o final da avenida - é o mercado de São Brás, com uma calçada larga e teto preto e branco, tem largas paredes de quase um metro de largura, passando também pela caixa d'água, que é muito linda. Quando eu aprender, colocarei fotos dessas maravilhas pra vocês verem e saberem de tudo que Belém reserva aos que aqui vierem.
As férias de julho estão quase acabando. Quando penso em praia penso em Mosqueiro, uma praia de rio com ondas que às vezes chegam a um metro e meio, com um volume de água que mais parece um mar, só que marron. As ondas são fortes e, nas suas margens viajam os tralhotos, um peixinho pequeno que fica sempre na beirinha, que nem criança pequena. A praia do Paraíso é a minha preferida, e onde tantas vezes acampei. Havia um barranco e lá embaixo podia-se ficar na sombra das árvores, e pular na água de um grande galho de árvore que ficava dentro do rio, deitado, servindo de trampolim.
Quem vê o Paraíso pela primeira vez fica embasbacado porque é difícil compreender ondas tão grandes em um rio. Também é difícil não ficar olhando para um rio que se perde no horizonte e se encontra com o céu, bem como um mar. O barulho das águas, a calma do lugar, o sol, as árvores, o banho gostoso, propício às brincadeiras é inesquecível para quem está acostumado a pequenos rios e a rios estreitos. A vontade que dá é de ficar olhando muitas horas, bebendo aquela beleza que Deus colocou ali pra gente não se esquecer Dele. A areia é grossinha, como se as pequenas pedrinhas tivessem derretido ou se esfacelado pra massagear nossos pés. É uma delícia pisar ali! Gente! Vocês não têm idéia de como a Amazônia reserva surpresas!

Nenhum comentário: