Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Inverno Amazônico

Há 37 anos conheci Belém. Nos meses de novembro e dezembro muitos dias amanheciam com chuva. Depois abria o sol; e à tarde chovia novamente. E o sol ficava assim como que brincando de esconde-esconde com a chuva, que era abundante e fazia com que parecesse que até nossos ossos estavam encharcados. Também não havia enchentes nas proporções de hoje no sudeste do Brasil. Hoje, quase quarenta anos depois, as chuvas são escassas aqui. E o sudeste se desmancha com tanta chuva, enchentes e inundações. Mas aqueles que desmatam acham que a derrubada da mata não tem nada a ver com isso.
Em 2008 o inverno, que é a estação das chuvas constantes e das grandes águas na Amazônia, não chegou. Aqui em Belém os dias amanhecem cinzentos como os dias paulistanos, mas a nossa poluição não vem das indústrias. Nós respiramos fumaça, nós engolimos fumaça. Estamos envoltos em fumaça. É assim que temos amanhecido todos os dias – cheirando a fumaça das queimadas. Como a chuva não vem, eles desmatam por um período maior.
Nós, reles cidadãos desse país corrupto, onde o Ibama, que deveria ser o órgão a nos proteger da devastação é que a incentiva, com suas entranhas corroídas pela ganância de hoje e sempre, focadas no dinheiro – mais e mais – não há limites para o enriquecimento ilícito... quê fazer?
A mata queima e vira cinza, fumaça. Só há desmandos. As multas aplicadas são só para inglês ver – apenas 2% delas são pagas e nada acontece com quem não paga. Dá pra acreditar? Elas são ignoradas tanto quanto o próprio Ibama não quer ver. Nada acontece no Brasil com quem enriquece ilicitamente, roubando das gerações futuras a riqueza da flora e da fauna, o clima ameno do inverno amazônico e, de nós, roubando saúde e a esperança de um futuro equilibrado para as próximas gerações.
Por que continuamos a eleger pessoas comprometidas tão somente com seu bolso e com o poder? Por que não fazemos uma limpa no Congresso? Nós não temos mais, neste país, pessoas sérias, transparentes, que não se deixem seduzir pelo poder? Tudo se resume a dinheiro e poder? Como pode haver paz onde se planta tanto desgoverno, cobiça, corrupção, descaso com o próximo? É possível romper esses grilhões e mudar?

3 comentários:

Monique/Zenaide disse...

Vc sabe como posso conseguir essa folha "Pariri"

Juraci disse...

Liga pra mim: (91) 3272-4274 que eu mando pra ti.

Rubia disse...

Oi Juraci,
Percebi que vc não tem postagens mais recentes. Li uma postagem sobre o poder do pau de Veronica e fiquei muito interessada em saber que outras ervas ou cascas podem ser associadas a Veronica no tratamento de infecção urinária. Sou de Belém e vou passar mais vezes por aqui, adorei os seus textos.