Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Pau de Verônica

Um dia, ao visitar uma amiga, encontrei-a fraca, no fundo da rede, e pálida como cera. O povo que não tem dinheiro para consultas médicas, nem para pegar táxi, ou adquirir remédio de farmácia, sempre recorre à flora para se por de pé novamente, recuperando-se das mazelas do corpo. Foi assim que por qualquer 1 real comprei um pau de Verônica e levei para minha amiga. A Verônica é usada em infusão. Ela, como o pariri, tisna a água de um avermelhado escuro, bonito, que a gente vai tomando como se fosse água, de dois em dois dedinhos, toda hora, toda hora. Essa minha amiga, exagerada, começou tomando logo um copo inteiro e ficou tomando aos pouquinhos depois. No dia seguinte, com se fosse mágica, a hemorragia havia cessado e ela já conseguia ficar de pé! E no terceiro dia voltava a trabalhar. A Verônica estancou a hemorragia e fez com que ela novamente ficasse corada e disposta. Essa casca (Veronica Officinalis) também é usada na sabedoria popular para problemas de útero e ovários, além da anemia, e afecções urinárias. A Amazônia tem remédio para todos os males, só não consegue estancar a ganância de quem quer transformar suas riquezas em pasto e campos de arroz. Vamos assistir à sua destruição de braços cruzados?

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juraci, gostei muito do seu blog. Adoro ler bons textos, envolventes, ainda mais reveladores sobre Belém. vou passar sempre aqui. abs! Dulcivania Freitas.

Juraci disse...

Dulcivânia, querida, há quanto tempo não nos vemos! Obrigada por se fazer presente aqui, amiga. Felicidades!

Unknown disse...

meu nome é osana sou de belém estive lá a poucos dias atras e trouce pra minhas amigas aqui na bahia o pau de verônica elas começaram a tomar e até a disposição sexual voltou queriam mais agora só quando eu voltar a belém denovo.obrigada por falar das maravilhas de nossa terra

Fernando Bastos Nina Ribeiro disse...

Alguém conhece um chá verde-claro que ativa a circulação arterial? Pois eu o tomei e me senti bastante circulado sangüíneamente.

CARIOLE disse...

Oi Juraci, boa noite.
Gostaria de saber se tem algum site onde possamos comprar o pau da verônica. Fiquei interessada em comprar pra minha diarista, pois ela tem problema de hemorragia também. Disse que vai fazer cirurgia mas devido a anemia o médico adiou. Por favor me diga onde comprar pela internet já que moro em PVH/RO. Obrigada.

Eniz disse...

Acho que a questão hj em dia nem é tanto os recursos para se ir a um hospital particular, comprar remédios caríssimos e etc, para adquirir uma boa saúde... primeiro que, se for analisar, muitos pacientes que convivem com suas mazelas, enfermidades físicas, recorrem à fitoterapia e homeopatia para a cura das mesmas, pois, os remédios de farmácia deixam a desejar na melhora de sua saúde.

Eu estava com infecção urinária, só que tenho alergia à antibióticos, curei apenas tomando o chá do "pau de Verônica"... larguei os remédios de farmácia e com certeza, abaixo de Deus, esse pau faz milagres! kkkk....

Parabéns pelo blog, Juraci! ^^

Izabela Wilson disse...

Boa tarde, Juraci. Fiquei encantada com seu blog, que nos elucida sobre o poder curativo de muitas plantas que nos passa desapercebidas. Certamente muitas pessoas lhe questionam sobre várias doenças - tenho uma síndrome auto imune chamada púrpura, o que provoca queda de plaquetas e ausência de coagulação sanguínea. Por gentileza, gostaria de saber se já ouviu relatos de melhoras de pessoas com problemas no sangue que já melhoraram usando o pariri (aqui no interior de SP não se encontra), ou até mesmo a casca de Veronica, que é mais acessível. Atualmente uso a cavalinha para deter as hemorragias, que são espontâneas. Desde já agradeço, e rogo bênçãos sobre ti.

Anônimo disse...

Eu sou de Belem, mas agora estou na Bahia, gostaria de saber se tem pau de veronica aqui, estou precisando muito. Lilian Nascimento.