Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

sábado, 11 de outubro de 2008

A caixinha de miriti

O miriti é uma fibra tirada de uma palmeira daqui da Amazônia. Ele é o nosso isopor natural, o que não polui. Quem não conhece a Amazônia não pode imaginar tudo o que nossos artesãos são capazes de fazer com o miriti. Nessa época do Círio eles vêm todos pra Belém, misturar-se aos fiéis da procissão e vender sua arte colorida com tintas também naturais, que tanto encantam as crianças e adultos bobos como eu.
Nossos artesãos sabem que a multiplicidade de cores atrai os olhos das crianças e que, pelo fato da festa do Círio de Nazaré acontecer próxima ao Dia das Crianças, os pais quase sempre cedem e compram os brinquedinhos de miriti para seus filhos - também porque eles são bem baratinhos.
Abaetetuba, cidade próxima a Belém em viagem por água e por terra, é o pólo produtor. Lá estão sediados muitos artesãos, cada qual com seu estilo e com seus motivos. Mas, independente de quem seja ele, os brinquedos são de uma pureza indescritível e reproduzem sempre formas de bichos familiares. Então, tem sempre muita cobrinha, tem o pula-pula, o camarão, e o come-come e tantos outros, e todos com movimento, como vocês poderão ver nas fotos que farei amanhã e postarei aqui para alegrar seus olhos. Todos pendurados onde? Numa vara furada de mi-ri-ti! Ela faz os brinquedos adquirirem movimento enquanto o artesão anda pelos caminhos da procissão. É ir-re-sis-tí-vel! Também vou comprar o meu!
Eu ganhei uma caixinha de miriti! Tão linda, tão bem feitinha, tão bem acabada... dentro dela, além de uma camiseta que dá certinho em mim e uma medalhinha com a imagem da santinha, ela veio cheia de perdão e de amor. Fiquei tão emocionada que este círio já entrou pra minha história, e agradeci muito a Deus todo bem que tenho recebido em minha vida. Amanhã estarei vestida com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pra ver a santa passar na corda, beber toda emoção da fé de todos os romeiros vindos dos quatro cantos desse nosso Brasil e sentir-me irmanada com esse povo tão especial. Então farei as fotos que vão encantar vocês.
Viva Nossa Senhora de Nazaré!! VIVA!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha caixinha está fazendo o maior sucesso! Nem se espante caso encontre outras pessoas na rua compartilhando com você a bela estampa da camiseta.
Beijos!

Juraci disse...

Os brindes pensados por ti sempre têm um quê de especial. Adorei a sacolinha em que veio a camiseta nesse Círio! Obrigada.