Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Simpatia pra criança falar

Gente, na maioria das vezes, nós mesmos é que tornamos difícil à criança se expressar, porque a atendemos naquilo que ela deseja, mesmo sem que ela diga as palavras - nós adivinhamos o que ela quer. Então, o primeiro olhar é sempre pra nós mesmos, porque a criança é reflexo do nosso modo de agir. Não tenham medo de choro! Por que os adultos hoje têm tanto medo de choro de criança? Não se abale com choro nem com birra. A criança nos testa a todo minuto e as armas que ela possui são o choro e a birra. Se queremos que a criança fale não devemos atendê-la nas suas reivindicações a não ser que ela pronuncie as palavras que ela sabe. Se ela não treinar pronunciá-las nunca vai falar bem. E tudo pode ser feito com bom humor e brincadeira. Diga com todas as letras: "não estou entendendo o que você quer. Fale para que eu possa atendê-lo." Se a criança não falar, não o atenda, mas diga: "Não consigo entender o que você quer."
É claro que você não vai deixar seu filho com fome, nem vai deixar de atendê-lo nas suas necessidades básicas, mas em todo o resto poderá forçá-lo a falar.
Não fale tati-bi-tati com seu filho. Pronuncie bem todas as palavras. Não fale com ele como se ele fosse um nenenzinho bobinho. Seu filho tem inteligência e percebe o que você faz e toda a sua fragilidade em lidar com ele. Sei bem disso - tive 3 filhos. Às vezes a gente tem que se fazer criança para entendê-los ou para alcançá-los; às vezes a gente tem que se fazer de forte para não ceder; às vezes não se pode rir, mesmo querendo rir. É importante prestar atenção e ver como funciona a inteligência deles: eles jogam com o nosso raciocínio, eles pensam em como poderão agir pra conseguir o que querem. Agindo assim estão nos mostrando que são inteligentes para alcançar seus objetivos.
A criança é o nosso espelho e muitas vezes os pegamos reproduzindo nossos tiques, nossas expressões corporais, nossa entonação de voz ao dizer determinadas coisas. E é muito interessante nos ver revelados neles porque muitas vezes nem nos dávamos conta de que agimos daquela maneira. Eles nos ajudam a nos enxergarmos e nos corrigirmos.
A simpatia é pra ser feita sete vezes. Isto significa que todas as vezes que for dar água pra criança essa água lhe será dada na concha - 7 vezes seguidas. Não importa quantas vezes ela tome água naquele dia. Também não importa se ela só pedir água 5 ou 6 vezes naquele dia. Recomece de onde parou no dia seguinte até completar as 7 vezes. Mais uma coisa que pode ser feita é pegar um barbante e medir o tamanho do pescoço da criança, sem estar apertado, é claro - depois, com esse barbante nas mãos, feita a volta do tamanho, elevá-lo em direção ao sol, pedindo a Deus que dê a ele o dom da fala. Basta uma única vez.
Depois me conta o teu sucesso!

3 comentários:

luciana disse...

Bom dia, gostaria de saber o que se faz com o barbante depois.

Visite o meu blog http//:vivenciasreais.wordpress.com

Um forte abraço.

lilian disse...

oi amiga me chamo lilian e td q vc disse é a pura verdade, a mãe atende com um apontar, ñ espera a criança falar, vou fazer as simpatias e tbm insistir para q fale. minha tem 1a e 10 meses. pouco fala, mas entende tudo, acho q só falta msm treino. bjs

LYLLABUENO disse...

Vou fazer pois meu filho tem kuase 3 anos e nao fala nd :) :) 8014404209019951