Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Andar à sombra das mangueiras

Nossos túneis não são na pedra, ficam mesmo sobre o solo. É delicioso passear sob os túneis formados por grandes mangueiras que, além da sombra maravilhosa, que é um alívio a que todos buscam sob sol intenso, embelezam muitas ruas do bairro de Nazaré - Benjamim, Quintino, Dr.Moraes, Av.Nazaré, Rui Barbosa, José Malcher. Na Praça da República o túnel que se formou na Av.Presidente Vargas, em plena praça, virou cartão postal de Belém de tão lindo que é.
Essas mangueiras alimentam nossa fome no período entre dezembro e março, um pouco mais ou menos. Essa época também é o nosso chamado 'inverno', época em que a chuva recrudesce, a temperatura diminui um pouquinho, o calor alivia, as noites são mais amenas, e as mangas
matam nossa fome.

Como nas praças há muitos trechos com grama - e, detalhe, aqui a gente PODE pisar na grama porque ela foi feita para ser pisada - DELÍCIA - tornaram-se o lugar para onde se pode correr depois da chuva forte: gente, é tanta manga que cai de madura e que a chuva nos entrega com generosidade que pode-se até levar uma sacola pra catar. Catar manga depois da chuva na grama da praça é um quadro à parte do qual participam adultos, adolescentes e crianças. E é uma delíiiiiiicia!

Aqui mangueiras centenárias convivem com mangueiras pequenas, jovens, mas que igualmente florescem, frutificam e nos dão grandes sombras. A sombra das mangueiras é a única que é realmente ventilada, onde o sol não esquenta nossas cabeças e que nos propicia um espetáculo à parte nessa nossa Belém que tanto encanta.

Nenhum comentário: