Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mais de 50, de bem com a vida.

domingo, 10 de agosto de 2008

Samaumeira

A antiga Praça Justo Chermont, agora conhecida como Praça do Santuário, foi completamente modificada para contemplar a festa do Círio, porque fica em frente à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, onde a santinha permanece depois da procissão do segundo domingo de outubro, e recebe a visitação de tantos que nela crêem.




Essa praça não era gradeada como hoje, era aberta, como todas as outras praças. Mas a obra teve o bom senso de preservar sua maior riqueza centenária, que são as samaumeiras ou com u, sumaumeiras. Elas são um espetáculo à parte: muito altas, com os galhos se espalhando majestosamente e nos oferecendo sua sombra magnífica sob o sol escaldante, são de uma beleza que se destaca. Seu grande tronco e a forma com que suas raízes adentram o solo nos dão uma mostra do seu espetáculo e imagem da grandeza de Deus em nossas vidas.
O ano da samaumeira abriga vários momentos diferentes, mas o que mais me comove é quando estão todas verdes, e as mangueiras que circundam a praça estão carregadas de mangas. É quando chegam os periquitinhos. São centenas, milhares deles! Fazem grande algazarra e despertam os moradores das redondezas para sua presença, comem mangas e se abrigam sob os galhos das samaumeiras. Eles se deslocam em bandos e parecem nuvens de tantos que são, e permanecem por meses.
Quem gosta de natureza pode sentar na praça e observar, porque eles são um espetáculo de cor e música aos nossos sentidos. Terra minha querida, de tantos encantos e cores e que tão bem faz à minha alma, eu te amo.

Nenhum comentário: